NOSSOS TÍTULOS

Menu

 

A UMBANDA É DE TODOS

TRILOGIA REGISTROS DA UMBANDA / VOLUME 3

De Norberto Peixoto
ISBN: 978-85-5527-052-9
152 págs.
16 x 23 cm

Esta obra é um valioso guia de estudos e roteiro de trabalho, não ensina magias, fórmulas ou cerimoniais, somente deseja auxiliar a todos que são médiuns trabalhadores. Tem como objetivo reduzir os fracassos de tantos que se iniciam na religião de Umbanda e também aumentar o baixo número de trabalhadores que permanecem ativos na Luz Divina. Afinal, quem pode ser um zelador de Umbanda? A consagração sacerdotal é indispensável? Como orientar o destino pessoal e ao mesmo tempo elaborar os rituais propiciatórios para as defesas, preceitos, liturgias e manutenção da comunidade religiosa? O difícil cargo sacerdotal de chefe de terreiro, em seus aspectos funcionais profundos, éticos e comportamentais são analisados com clareza nesta obra de Norberto Peixoto, assim como questões práticas que fazem parte de qualquer agrupamento umbandista. 

capa site.jpg

A MÚSICA NA UMBANDA

De Sandro da Costa Mattos
ISBN: 978-85-5527-102-1
152 págs.
14 x 231 cm

A Música na Umbanda é uma obra única, que traz para o leitor a essência do poder e da ação deste elemento para a religião como um todo, explanadas de uma forma muito simples e direta. Aqui o leitor encontrará as informações necessárias para compreender os motivos pelos quais os agrupamentos umbandistas utilizam deste artifício. Buscando abranger o maior número possível de temas em um trabalho literário, o autor tratou, neste livro, assuntos como a relação ciência, arte e religião, a função dos Ogãs e Curimbeiros, o uso dos instrumentos e das cantigas sagradas e outros mantras, em uma linha cronológica e histórica, objetivando o resgate e o respeito aos que abriram as estradas para que hoje tivéssemos uma musicalidade tão diversificada. Traz, ainda, os dados sobre aqueles que trabalharam ou ainda labutam pela música de terreiro e pela música popular de influência afro-umbandista-religiosa, passando por capítulos que falam sobre escolas de curimba, festivais, encontros e muito mais. Enfim, é um livro que vai muito além do que qualquer outro compêndio já trouxe, pois explana como a Umbanda recebeu, e  forneceu, influências musicais de forma direta ou indireta a outros segmentos, religiosos ou não. Ele foi escrito para todos que buscam conhecimento, pois traz um assunto que é, sem dúvida, além de importante do ponto de vista ritualístico, também uma das paixões de muitos que frequentam ou são membros ativos das correntes e assistências de terreiros, centros, núcleos, ilês ou outras associações espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. 

 
 

APOMETRIA - OS ORIXÁS E AS LINHAS DE UMBANDA

De Norberto Peixoto
ISBN: 978-85-5527-022-2
168 págs.
16 x 23cm

Apometria é uma técnica terapêutica disponibilizada pelo plano espiritual para atendimento fraterno. Ela respeita e convive em perfeita sintonia com todas as religiões que se orientam na prática do amor e do bem. A experiência de Norberto Peixoto como médium sacerdote e dirigente de trabalho desobsessivo apométrico deu origem a esta obra indispensável e esclarecedora para todo trabalhador e pesquisador espiritualista. É um guia prático que pode ser aplicado em qualquer agrupamento, desde que seja universalista e aberto à manifestação mediúnica dos Falangeiros de Aruanda. Mesmo abordando conteúdos complexos, como a metodologia de trabalho, a mediunidade e a obsessão com o uso de tecnologia extrafísica, o desdobramento espiritual induzido, a nefasta síndrome dos aparelhos parasitas, as ressonâncias de vidas passadas, a invocação das linhas dos Orixás na dinâmica dos atendimentos, a magia negativa e outros temas do Universo da Umbanda, a maneira didática e a linguagem simples do autor os tornam acessíveis e de fácil entendimento.

 
 

AS FLORES DE OBALUAÊ - O PODER CURATIVO DOS ORIXÁS

De Norberto Peixoto
ISBN: 978-85-5527-065-9
172 págs.
16 x 23 cm

 

A Umbanda tem fundamento, mas é preciso cada vez mais estudá-la em sua multifacetada origem, rompendo os limites estreitos dos tabus e dogmas que impõem verdades hegemônicas.  Este livro traz nuanças "inéditas" do terreiro como núcleo promotor de saúde sob a perspectiva da psicologia ancestral dos velhos Babalaôs. As reelaborações de ritos e liturgias, tão comuns nos templos umbandistas, reforçam a essência que 
vem dos Orixás.  A forma como interagimos com essas forças - se com ética, caráter elevado e firme devoção - só fortalece a sintonia com os seus poderes divinos, que auxiliam a realização do propósito da vida humana. Entenda o processo de empoderamento dos Guias Espirituais da Umbanda, que atuam em seus médiuns e invocam o poder curativo dos Orixás. A mediunidade nos moldes umbandistas propicia uma "limpeza" gradativa no corpo perispiritual. A cada encontro ritual, interiorizamos atributos que fortalecem nosso senso de percepção, o autoconhecimento, a maturidade emocional, o despertar para o amor e a reconexão com Deus.

BATUQUE - SEUS ENCANTOS E RITUAIS

De Paulo Roberto S.
ISBN: 978-85-55270-41-3
136 págs.
16 x 23 cm

Este livro pode ser considerado um guia que tende a proporcionar um entendimento mais completo da vida, demonstrando que os objetivos perseguidos no plano terreno, como a cura, a orientação pessoal e profissional, a paz espiritual, assim como tantos outros, dependem do despertar das energias dos Orixás que, por razões que precisam ser apuradas no jogo de búzios, não estão presentes no momento da pessoa. O livro instiga o leitor a interagir com o conteúdo da obra, a partir do momento em que toma conhecimento de que seu arquétipo (padrão de comportamento) vincula-se a um determinado Orixá, com energias e características próprias, sendo possível, mediante reflexão íntima, identificá-lo consigo. A conexão com a obra permite ao leitor descobrir em si qualidades que estão encobertas. Através da identificação com o seu Orixá, ele encontrará, voltando-se para o seu interior, a presença de muitos atributos, entre eles a riqueza da alma, a opulência das suas qualidades e a abastança das virtudes.

 

CARTILHA DO MÉDIUM UMBANDISTA

TRILOGIA REGISTROS DA UMBANDA / VOLUME 2

De Norberto Peixoto
ISBN 978-85-5527-048-2
168 págs.
16 x 23 cm

Esta obra é luz no caminho a ser percorrido pelos medianeiros em busca da educação anímico-consciencial, um guia de estudo para quem busca se integrar à diversidade e fraternidade universal vivenciadas na Umbanda. Neste segundo volume da trilogia são descortinados os meandros profundos da psicologia envolvida nos processos de aprendizado dos aspirantes à médium. A tarefa de passes e aconselhamentos espirituais, realizadas nas sessões de caridade, o ponto central da mediunidade de terreiro são descritos com um olhar de dentro para fora. Os primeiros passos dos iniciantes, a integração na corrente mediúnica com o entendimento de seus meandros ocultos, objetivando-se vencer o medo das primeiras incorporações  são alguns temas também abordados. Cartilha do Médium Umbandista desmistifica a inconsciência total e esclarece os mecanismos da passividade necessária aos estados alterados de consciência, acompanhados de rituais indutores aos transes mediúnicos.

 
 

CASA DE AXÉ

De Daisy Mutti e Lizete Chaves
ISBN:978-85-5527-061-1
136 págs
14 x 21cm
  
Este livro é um grito de alerta a todos que queiram se integrar na religião, traz à luz fatos e situações que ocorrem nos terreiros por este Brasil afora, cujos representantes desonram e mancham a bandeira da Umbanda. Em cada capítulo, o leitor encontrará uma história real de percalços na forma de contos. Os nomes são fictícios, mas o abuso religioso e as dificuldades experimentadas pelos médiuns na busca de um terreiro para trabalhar, esbarrando em dirigentes que não exercitam os bons costumes, não são fantasia e acontecem com mais frequência do que é possível imaginar. Na segunda parte de cada trama, na forma de perguntas e respostas, as autoras compartilham suas visões acerca dos fatos, tendo como base a linha do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Com o intuito de repassar o conhecimento adquirido por meio de muito estudo, leitura e vivências de terreiro, com o pé no chão que completa uma década, Daisy Mutti e Lizete Chaves desejam, neste segundo livro, clarear as mentes e adverti-las quanto à esperteza de muitos sacerdotes que se dizem umbandistas, mas que na verdade são aéticos, e induzir o leitor a confrontar, indagar e não aceitar situações que ponham em risco sua pessoa e seu caráter, ajudando-o a percorrer caminhos mais saudáveis e harmônicos.

ecosCAPA.jpg

ECOS DE ARUANDA - Contos de Umbanda

De Pai Caetano de Oxossi
ISBN: 978-85-5527-081-9
164 págs.
16 x 23cm


ARUANDA – cidade espiritual, pátria das almas umbandistas que já se reencontraram com o sagrado. ‘‘Ecos de Aruanda’’ conta histórias de pretos-velhos, de caboclos, de exus que trazem um pouco da sabedoria e da alegria de viver e pensar como umbandista. São contos que surpreendem com lições espiritualistas de grande sabedoria, sugerindo um novo olhar e reflexão à prática umbandista. Os contos brincam com os acontecimentos da religião, apresentam histórias da formação da Umbanda, sempre com o intuito de revelar origens, transmitir ensinamentos morais e instruir sobre os ritos.

 

ELUCIDAÇÕES DE UMBANDA

A Umbanda sob um novo olhar universalista

De Norberto Peixoto

ISBN: 978-85-5527-089-5

​204 págs

16 x 23cm 

 

Nesta obra, Elucidações de Umbanda*, Ramatís apresenta-se junto aos Pretos Velhos e Caboclos e prepara o leitor para conceitos mais profundos da Umbanda em seus aspectos esotéricos. Retoma a magia etéreo-física, com a introdução da apometria, técnica anímico-mediúnica de indução aos desdobramentos espirituais. Esclarece o que são e para que servem as oferendas junto à natureza. Analisa com precisão a estrutura energética humana – orixás, corpos e chacras –, e como a regência dos astros a influencia, tendo impacto nas vibrações e linhas de trabalho da Umbanda.

Ainda nos traz Vovó Maria Conga, preta velha experiente e laboriosa muito próxima de Ramatís, com preciosas elucidações quanto à forma de apresentação dos espíritos, Guias e Protetores da Umbanda – descreve minuciosamente o seu mediunismo e o uso do ectoplasma nos terreiros, em relato verídico da movimentação das falanges no Plano Astral.

Sem dúvida, trata-se de um valioso guia de estudos, alertando-nos quanto à sensatez fraterna e universalista que deve preponderar em todos os corações dos homens, independente das diversas religiões e doutrinas terrenas.     

(*) Nota: O título da obra em sua primeira impressão era Samadhi. Nesta edição foi atualizado para Elucidações de Umbanda, o que a torna mais afim com o seu conteúdo.

capa elucidações site.png
 

ENCANTOS DE UMBANDA

De Norberto Peixoto
ISBN: 978-85-55270-27-7
168 págs.
16 x 23cm

É um guia de estudos que registra os fundamentos básicos, esotéricos, teológicos e rito-litúrgicos da Umbanda. Buscando a universalização do saber, sem pretensão de codificação, é composto por uma série de conhecimentos que abordam temas pouco esclarecidos e vivenciados no mediunismo de terreiro, como a suposta ambiguidade de Exu, a serventia das encruzilhadas, os encantamentos das folhas e os fundamentos da fitoterapia astral, a magia de pemba – do sopro e das fumaçadas, o que é um Cruzeiro das Almas, o que são os Caboclos Bugres, o culto a Ori (cabeça) e aos Orixás, os endereços e assentamentos vibratórios, as palavras sagradas e o poder do verbo – a magia do som, culminando com relatos de casos verídicos, tecendo uma firme e didática “conversa” com o leitor, esclarecendo nuanças pouco entendidas dentro dos terreiros umbandistas. Encantos de Umbanda discorre ainda sobre a lógica da convergência e pensamento de síntese preponderante no movimento umbandista, trazendo a lume os preconceitos e rótulos religiosos equivocados, que rodeiam a periferia do “núcleo duro” da Divina Luz nas terras do Cruzeiro Divino. Sem dúvida, leitura indispensável que deve estar na estante de todo adepto da fraternidade universal.

 
 

ENSINAMENTOS BÁSICOS DE UMBANDA

De Daisy Mutti e Lizete Chaves
ISBN 978-85-55270-32-1
136 págs.
14 X 21cm

Daisy Mutti e Lizete Chaves, adeptas da religião de Umbanda e médiuns consagradas ao sacerdócio, registram aqui conhecimentos adquiridos pela pesquisa, leitura e experiências práticas no espaço sagrado do templo umbandista. Uma obra simples e direta que, através de perguntas e respostas, vem esclarecer e desmistificar as principais inquietações e dúvidas do universo da Umbanda: fundamentos, gestos e rituais ainda velados e fantasiosos na imaginação popular, questões de médiuns iniciantes, e medianeiros, pessoas que procuram um terreiro de Umbanda e querem entender melhor as particularidades dessa religião tão conhecida e ao mesmo tempo cercada de interrogações.

 

EXU - O PODER ORGANIZADOR DO CAOS

De Norberto Peixoto
ISBN: 978-85-5527-023-9
168 págs.
16 x 23 cm

A BesouroBox traz para você mais um lançamento da série Legião, Exu - O Poder Organizador do Caos. Durante o processo de inserção ocorrido na diáspora africana (nagô) no Brasil, o papel fundamental de ordenador de todo o sistema cósmico de Exu se transformou, no imaginário popular, em uma figura satânica. Ele é o único do panteão de orixás que não foi sincretizado com nenhum santo do catolicismo, numa intencional demonização conduzida pela religião oficial dominante na época e não pelos africanos, ao contrário do senso comum que se estabeleceu. Afinal, quem é Exu? No livro, Norberto Peixoto analisa com profundidade todo o universo de Exu no contexto da Umbanda e, além disso, traz um guia de estudos para que possamos compreender melhor nossos caminhos evolutivos, superando em nós a cruz e as encruzilhadas da existência humana, necessárias à inexorável expansão da consciência como espíritos imortais.

 

INICIANDO NA UMBANDA

TRILOGIA REGISTROS DA UMBANDA / VOLUME 1

De Norberto Peixoto
ISBN 978-85-5527-046-8
144 págs
16 x 23 cm

Em INICIANDO NA UMBANDA, Norberto Peixoto trata de temas fundamentais para todos os espiritualistas, iniciantes e iniciados que buscam compreender melhor a essência da Umbanda: o que é Umbanda, o terreiro, a forma de apresentação dos espíritos e as linhas de trabalho; os Orixás e os pontos de força da natureza; para que serve o jogo de búzios; o que é Exu; o que são assentamentos vibratórios, congá, firmezas e tronqueiras; o cruzeiro das almas; os elementos, as defumações; as ervas, folhas, banhos, preceitos e consagrações; os cantos e toques entre outros assuntos referentes ao universo dos terreiros.

 
capa site.png

NO REINO DE EXU

De Norberto Peixoto

ISBN: 978-85-5527-091-8

​160 págs

16 x 23cm

Este livro é um convite para entrarmos no Reino de Exu e compreendermos o trabalho dos Exus de Lei na Umbanda. A grande massa dos encarnados e desencarnados necessita de uma experiência profunda, modificadora dos equívocos que a mantém retida na ignorância espiritual. Muitas são as dúvidas no imaginário popular que necessitam de respostas. Existem movimentos e forças maiores que frenam as negatividades e reorganizam os destinos? Quais são as ações realizadas para que sejam retificados os propósitos sagrados da vida humana? O que pode e deve fazer um genuíno Exu e quando é autorizado a agir? São diversos os saberes que os Exus de Lei devem dominar e ter ciência. Assim como a medicina tem áreas de especialização, eles também têm suas esferas vibratórias de trabalho. O Princípio Organizador do Cosmo responde instintivamente a toda ação desorganizadora, levando ao mundo das trevas interiores de cada espírito a bandeira luminosa de Oxalá.

 

O MAGNETISMO NA CASA UMBANDISTA

De Norberto Peixoto
ISBN: 978-85-5527-062-8
176 págs.
16 x 23 cm
Neste livro, a fisiologia do passe é aprofundada na forma de um guia prático. São elucidadas questões essenciais para todo trabalhador disposto a doar um fluido magnético saudável aos amigos espirituais. Os conceitos de magnetismo, duplo etéreo e aura humana são explicados com simplicidade didática, correlacionando-os ainda a noções básicas de anatomia humana, aos chakras e às energias primordiais dos Orixás, canalizadas com o uso dos cristais e cromoterapia, saberes mantenedores da saúde orgânica e psíquica do indivíduo. Sem dúvida, trata-se de valioso roteiro de estudo com relatos de casos reais contribuindo para compreendermos que depende de nós a construção da própria saúde, despertando-nos a consciência para a vida além da matéria e à indispensável educação emocional, que são pré-requisitos mínimos exigidos para uma parceria mediúnica madura com os nossos mentores e guias espirituais, neste atual momento planetário.

Magnetismo.jpg
 

OS ORIXÁS E OS CICLOS DA VIDA

De Norberto Peixoto
ISBN: 978-85-55270-37-6
184 págs.
16 x 23cm   

 

O autor resgata tradições ancestrais, histórias apaixonantes e esclarecedoras e nos aprofunda nos ensinamentos ocultos declarados, desvelando alguns saberes que se relacionam com a mitologia dos Orixás e, consequentemente, com a nossa essência. No livro, questões instigantes referentes à existência humana, inspiradas pelo espírito Senhor Ogum Sete Estradas (Ramaogundá), são elucidadas com profundidade. Afinal, o que são os Orixás? Por que eles foram criados? Esta obra, escrita numa linguagem acessível, serve como um guia de estudos e reflexão para umbandistas, adeptos das religiões da diáspora africana e simpatizantes em geral, afeitos a estes saberes milenares que “forjam” inexoravelmente à alma universalista do brasileiro. Que possamos nos conhecer um pouco mais ao entender os Orixás que se associam a nós como condutores dos ciclos das existências humanas. É possível termos um destino mais alvissareiro, com caminhos abertos para a bem-aventurança e corpo fechado para as enfermidades. Cabe somente a nós, a chave está em nossas mãos.

REZA FORTE

De Norberto Peixoto
ISBN: 978-85-5527-054-3
168 págs.
16 x 23cm

 

A Umbanda é universalista, eclética e abrangente, como a tônica original da mensagem de Jesus contida em seu sublime Evangelho. Em Reza Forte, Ramatís une-se novamente a Pai Tomé para, desta vez, delinear uma abordagem profunda das práticas mágicas populares que escravizam os cidadãos a um sistema de trocas com o Sagrado, fazendo ambos importantes alertas de esclarecimento à luz dos ensinamentos libertadores de Jesus. Ramatís e Pai Tomé ressaltam a atuação constante dos guias espirituais no trabalho de transformação íntima de seus médiuns, que se dá silenciosamente no contato fluídico através da mecânica de incorporação do terreiro; explicam sobre a origem multifacetada da Umbanda, religião genuinamente brasileira com influências indígenas, africanas e europeias; relatam a verdadeira significação dos Orixás, Voduns e Inquices; tecem detalhes sobre o transe ou estado alterado e superior de consciência; retomam as crenças indígenas e seus cultos ancestrais, remanescentes dos rituais de Jurema, Pajelanca e Catimbó. Esta obra traz, enfim, temas muito falados e pouco compreendidos do universo das religiões mágicas brasileiras. É portanto uma nova luz do entendimento de nossa diversidade espiritual.

UMBANDA É DEUS CONOSCO

De Tata Lobo
ISBN: 978-85-5527-045-1
184 págs.
16 x 23cm

A religião da Umbanda de forma profunda e sem dogmas, sem maquiagens, o que é e o que faz, por que vestimos o branco, qual a necessidade e para quê entramos em transe, qual a aspiração do umbandista, qual o chamado que os guias nos fazem, quais habilidades do coração e da mente, o que nos espera lá fora no mundo físico e extrafísico. UMBANDA É DEUS CONOSCO traz o fundamento da religião de Umbanda e das Sete Linhas independente de velas, de mediunidade, de crença ou habilidades superiores, nos mostra o infinito manancial de sabedoria, amorosidade fraterna, maturidade, deleite, bem-aventurança e axé,  bastando o entusiasmo e a energia bem direcionados para que possamos ver, aprender, aprofundar e regozijar com o Divino que habita em cada um de nós e que a Umbanda, desde a sua primeira sessão, estende a todos aqueles que estão dispostos a ir além de suas preferências e ao encontro das necessidades verdadeiras e latentes, suas e dos outros, ou seja, a verdadeira missão da Umbanda.

 

Edições BesouroBox LTDA.

Rua Brito Peixoto, 224 - Passo D'Areia - CEP: 91030-400 - Porto Alegre/RS

Fone: (51)3337.5620

  • Facebook
  • YouTube
  • instagram

Nossas redes sociais